Aviso de Recall

Brinquedos Zucatoy comunica chamamento para recall

O recall abrange todas as unidades produzidas do brinquedo “Conjunto Panelinha”

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) encaminhou para ofício para o Procon comunicando o recall anunciado pela Brinquedos Zucatoys Indústria e Comércio Eireli, para o brinquedo “Conjunto Panelinha”, fabricados entre 1º de agosto de 2017 e 15 de fevereiro de 2018.

A campanha de recall teve início em 18 de junho deste ano e o chamamento decorre da constatação de que a tampa da panela de pressão possui um furo maior do que o permitido, podendo ocasionar corte ou inchaço. O produto tem como referência comercial o número 2490, e abrange os lotes 21217 a 33317 e 01518 a 04518.

O recall convoca os consumidores para realizarem o reembolso no valor de R$ 20,00 ou escolher como substituição um dos três brinquedos apresentados: “Nossa Cozinha” (ref. 7663), “Conjunto Mantimento” (7680) ou “Cook House Vamos Brincar” (7629).

Mercedes-Benz comunica recall de caminhão Actros Rodoviário 6×4 e 6×2

O recall abrange todas as unidades produzidas entre outubro de 2016 e dezembro de 2018

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) encaminhou para ofício para o Procon comunicando o recall anunciado pela Mercedes-Benz do Brasil Ltda, para os caminhões de modelo “Actros Rodoviário 6×4” e 6×2”, fabricados entre outubro de 2016 e dezembro de 2018.

A campanha de recall teve início em 28 de junho e o chamamento decorre da possibilidade da proteção antipoeira (peça plástica localizada na região inferior do veículo, que envolve o motor e o ventilador) apresentar inconformidade técnica de material e dimensional nas regiões de fixação das peças plásticas, assim como eventual aplicação inadequada no processo de montagem.

A falha identificada pode causar fissura e consequente quebra das partes plásticas do antipoeira e, em situações extremas, a parte inferior pode vir a se desprender do veículo, caindo nas vias de tráfego. Essas circunstâncias não afetam a condução do veículo, porém, o desprendimento pode ocasionar risco de acidente de trânsito com veículos de terceiros, o que pode gerar lesão corporal leve aos ocupantes ou pedestres.

Os consumidores estão sendo chamados para substituir a peça por outra que teve o processo de fabricação aprimorado, que será aplicada no veículo a partir de um novo conceito de fixação. A empresa cita que o serviço de reparo não afetará o valor e nem as características do veículo.

Medicamentos Torlós e Torlós H têm recall anunciado

Os produtos são produzidos pelo laboratório Torrent do Brasil Ltda

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) encaminhou para ofício para o Procon comunicando o recall anunciado pela Torrent do Brasil Ltda, para os medicamentos Torlós (losartana potássica) e Torlós H (losartana potássica + hidroclorotiazida), em razão de apresentarem traços de substância carcinogênica.

Em alguns lotes dos medicamentos listados foram encontrados a substância NDEA: N-Nitrosodietilamina, que, em quantidades elevadas, pode oferecer riscos à saúde, como o desenvolvimento de câncer. As datas de fabricação dos lotes estão compreendidas entre novembro de 2015 e dezembro de 2017.

A campanha de chamamento abrange mais de 2,5 milhões de medicamentos e teve início em 10 de janeiro deste ano.

Apple anuncia recall de notebooks por problemas na bateria

O item pode apresentar superaquecimento

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) encaminhou para ofício para o Procon comunicando o recall anunciado pela Apple Inc., para os produtos “Macbook Pro”, de meados de 2015, por apresentarem baterias que podem superaquecer e representar risco de incêndio.

Os produtos têm como especificações completas: tela de 15,4 polegadas (diagonal), processadores de 2,2 a 2,5 GHz, armazenamento de estado sólido de 256 GB-1 TB, duas portas Thunderbolt 2, duas portas USB 3 e uma porta HDMI. O chamamento teve início em 20 de junho.

A orientação da empresa é que os consumidores devem consultar o número de série do produto em ferramenta de pesquisa que estará disponível no site da fabricante, para identificar se o produto é elegível para o recall Os parceiros comerciais também foram orientados para isolar e devolver as unidades afetadas.

Última atualização: 6 de fevereiro de 2020 10:50.