Procon de Sergipe participa de primeiro Congresso de Relações de Consumo do Rio de Janeiro e 30ª Reunião do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor

Representantes de Procons de todo o Brasil estão discutindo políticas públicas de proteção e defesa do consumidor.

Uma equipe da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Sergipe (Procon/SE) participa, desde a última quarta-feira, 31, do primeiro Congresso de Relações de Consumo (Riocon), no Rio de Janeiro, promovido pelo Procon Carioca. Nos dias 01 e 02, os profissionais também participam da 30ª Reunião Ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).

O Riocon está debatendo temas que impactam o dia a dia dos consumidores e as principais autoridades do Brasil estão discutindo políticas públicas de proteção e defesa do consumidor. Assuntos relacionados às fakenews, superendividamento, planos de saúde, novas tecnologias e questões judiciais estão nas pautas de discussão.

A diretora da Procon/SE, Raquel Martins, destaca a necessidade de integração dos órgãos de defesa do consumidor no fortalecimento das ações. “Está reunida com representantes de Procons de todo o país, Ministério Público e Defensoria Pública, por exemplo, nos possibilita maior alinhamento com as demandas cada vez maiores dos Procons e compartilhamos conhecimentos sobre os desafios que fazem parte do nosso cotidiano. As políticas públicas de proteção e defesa do consumidor exigem esse tipo de integração para aperfeiçoar nossas práticas. Um dos temas mais tratados e, de fundamental importância para mim, foram os anúncios sobre nova plataforma que ajudará na implantação do Núcleo de Superendividamento. Fraude, golpe e rede social também tiveram debates muito importantes, mostrando a realidade de cada região”, disse.

O congresso contou com a participação do diretor-executivo do Procon carioca, Igor Costa; do Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, da defensora pública-geral do Estado do Rio de Janeiro, Patricia Cardoso, do presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, da subprocuradora-geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Ediléa Cesario, e da delegada da Delegacia do Consumidor (Decon), Liliane Olimpio.

Última atualização: 2 de junho de 2023 11:05.