Estão sendo fiscalizadas lojas da capital e do interior do estado desde a sexta-feira, 19
Com a aproximação da data conhecida como Black Friday, que, neste ano, ocorre no dia 27 de novembro, o Procon/SE iniciou as fiscalizações para garantir os direitos dos consumidores nos dias que antecedem a tradicional sexta-feira de ofertas e promoções, que foi importada dos Estados Unidos. A instituição começou as visitas aos estabelecimentos comerciais nessa quinta-feira, 19, e as ações seguem durante a próxima semana.

De acordo com a diretora do Procon/SE, Tereza Raquel Martins, o objetivo é que o consumidor tenha acesso aos seus direitos, como o fácil acesso aos preços dos produtos e formas de pagamento, além da facilidade de troca dos bens adquiridos, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. As fiscalizações estão ocorrendo tanto na capital, quanto no interior do estado.
“O Procon/SE já vem se preparando para essa data tradicionalmente americana. Os consumidores esperam esse dia e esse mês para efetuar algumas compras. Então, o Procon já começou com as fiscalizações no Centro de Aracaju e que também se estenderão a outros bairros da capital. Além disso, faremos pesquisas e fiscalizações no interior do estado”, explicou.
Ela destacou que os consumidores podem sanar dúvidas e pedir ajuda diretamente aos fiscais do Procon/SE no momento da fiscalização. “A intenção do Procon/SE é garantir que o consumidor, que está no momento da compra, consiga tirar algumas dúvidas. Se o fiscal estiver em alguma loja que o consumidor esteja efetuando compras, pode fazer a denúncia diretamente para os fiscais e tentaremos resolver na mesma hora”, reforçou.
Tereza Raquel Martins também ressaltou que o consumidor pode entrar em contato com o Procon/SE para comunicar práticas abusivas, também na Black Friday, pelo telefone do órgão, (79) 3211-3383, ou pelo e-mail: procon.online@sejuc.se.gov.br.