Reunião define estratégias para fiscalizar vendas de bebidas alcoólicas no circuito do Pré-Caju 2025

Encontro também teve como objetivo alinhar ações preventivas diante dos recentes casos de intoxicação por metanol em outros estados

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Sergipe), a Polícia Civil, a Prefeitura de Aracaju e os Procons Estadual e Municipal realizaram, nesta segunda-feira, 13, uma reunião destinada à definição de estratégias conjuntas voltadas à fiscalização das vendas de bebidas destiladas durante o circuito do Pré-Caju 2025. O encontro teve como principal objetivo alinhar ações preventivas para coibir a comercialização de produtos adulterados, especialmente diante dos recentes casos envolvendo metanol em bebidas alcoólicas registrados em outras regiões do país.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias conjuntas de atuação para intensificar a fiscalização nos pontos de venda e consumo de bebidas alcoólicas ao longo do percurso da festa, com foco especial nas bebidas destiladas. As ações deverão ocorrer em parceria com os órgãos de defesa do consumidor e com o apoio da Emsurb e da Polícia Civil.

Além da verificação documental e de procedência das bebidas comercializadas, as equipes também deverão orientar vendedores e distribuidores sobre as normas legais de comercialização e armazenamento. A iniciativa faz parte do conjunto de medidas preventivas adotadas pelos órgãos estaduais e municipais para assegurar um evento seguro e livre de riscos à saúde pública.

Segundo a delegada Georlize Teles, titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica (Decon), a reunião é fruto da necessidade de prevenção à adulteração de bebidas e cuidado com a saúde dos foliões. “A reunião teve esse objetivo de definir um protocolo para tratar a comercialização segura das bebidas. É fato que bebidas adulteradas existem em nosso estado, embora sem o metanol. Nesse momento, o enfrentamento está intensificado e teremos ações não somente no Pré-Caju, mas também em outros eventos”, reforçou..  

Conforme o presidente da Emsurb, Hugo Esoj, a empresa irá definir pontos cruciais para a garantia da saúde pública durante a festividade tradicional. “A Emsurb é responsável por orientar os ambulantes, assim como no Pré-Caju. Então, vamos definir alguns pontos acerca das regras de vendas de bebidas alcoólicas para colocaremos em prática”, salientou.

De acordo com Raquel Martins, coordenadora do Procon/SE, o plano de atuação conjunta visa proteger tanto o cidadão sergipano, quanto os turistas que vêm a Aracaju. “O consumidor está muito vulnerável, e a nossa intenção é desenvolver esse protocolo com orientações de venda e também de fiscalização”, ressaltou.

Para Rosineide Araújo, coordenadora do Procon Aracaju, após as definições de ações conjuntas, o planejamento operacional voltado à prevenção será apresentado ao público. “Assim que o alinhamento acerca de toda a trajetória de fiscalização for concluído, nós divulgaremos o protocolo de vendas de bebidas alcoólicas dentro do circuito”, enfatizou.

O representante do Pré-Caju, Nilson Socorro, concluiu ressaltando a importância do encontro para a garantia da saúde do cidadão. “A reunião teve esse intuito de garantir a segurança de que o folião vai para a avenida ou para o camarote com a certeza de que irá consumir uma bebida de qualidade e que terá o cuidado com sua saúde”, evidenciou.

A reunião contou ainda com a presença do delegado Guilherme Volkweis, integrante da Decon; da delegada Nalile Castro, representante da Delegacia-Geral da Polícia Civil; e do diretor de Orlas e Parques da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Fabiano Almeida; representantes do Pré-Caju e do Procon Municipal. 

Fonte: Ascom SSP

Última atualização: 13 de outubro de 2025 16:06.