Escola Nacional de Defesa do Consumidor lança dois novos cursos gratuitos

O Procon/SE divulga e incentiva a participação de empresas e população em geral em dois cursos gratuitos promovidos pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor: o curso “Previdência Privada para Consumidores: Planeje e Poupe” e a capacitação “ProConsumidor para empresas”.

O curso “Previdência Privada para Consumidores: Planeje e Poupe” é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Secretaria de Previdência (SPREV), do Ministério do Trabalho e Previdência, e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O curso está estruturado em cinco módulos com os seguintes temas: 1) planejamento financeiro e Previdência Social no Brasil; 2) definições e conceitos dos segmentos aberto e fechado de previdência complementar e planos de benefícios disponíveis; 3) institutos e tributação na previdência privada; 4) investimentos e taxas da previdência privada; e, por fim, 5) Plano de Previdência Privada: cuidados, monitoramento e dicas.

Tendo seu conteúdo elaborado pela Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar (SURPC/SPREV) e a Secretaria Nacional do Consumidor, revisto pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o curso possui 40 horas de carga horária, na modalidade online.

Já a capacitação “ProConsumidor para empresas” foi desenvolvida pela Senacon para capacitar fornecedores para a utilização do Sistema de Atendimento ProConsumidor. Também na modalidade online, o curso tem carga horária de 15 horas e está estruturado em três módulos com os seguintes temas: 1) Apresentação dos conceitos, prazos e fases do sistema; 2) Administrativo (Dados do Fornecedor, Gerenciar Representante, Adesão Eletrônica); e 3) Apresentação do Menu Fornecedor (Gerenciar Atendimento, Tratativa, Decisão, Cadastro de Reclamação Fundamentada).

As inscrições foram abertas no dia 15 de março na plataforma da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC): https://www.defesadoconsumidor.gov.br/escolanacional/cursos/cursos-endc. Os certificados, em versão digital, serão emitidos pela Universidade de Brasília (UnB). Os cursos estão disponíveis gratuitamente a consumidores e cidadãos em geral interessados nas temáticas.

Com informações: Secretaria Nacional do Consumidor

Última atualização: 22 de março de 2022 08:11.